A psicopedagogia surgiu através da união de duas áreas bastante importantes: a psicologia e a pedagogia. A primeira, está relacionada aos processos mentais e comportamentos humanos, e a segunda é voltada para a educação, com um olhar aprofundado para o processo de ensino e aprendizagem.
Os profissionais que se dedicam a essa área são os psicopedagogos, que auxiliam crianças, adolescentes e adultos a superarem suas dificuldades e bloqueios com o processo de aprendizagem. É o profissional habilitado para compreender os processos cognitivos envolvidos que levam o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como as dificuldades e limitações inerentes, encontrando sua origem e criando um plano de intervenção para auxiliar o aprendente a adquirir o conhecimento.
Já o professor de reforço escolar, é o profissional que irá reforçar os conteúdos que a criança está com dificuldade. É indicado quando o aluno necessita de fixar conteúdos ou sanar dúvidas.
Resumindo de uma maneira bem simples: quando a ORIGEM da dificuldade for NEUROLÓGICA, deixa de ser uma simples dificuldade e passa a ser um TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM, necessitando assim de uma avaliação e acompanhamento PSICOPEDAGÓGICO. Quando a ORIGEM da dificuldade for PEDAGÓGICA, há uma DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM e o aluno necessita de um REFORÇO ESCOLAR.